Fusca de Cinema: O ILUMINADO (1980)

Um dos veículos mais populares da história, o Fusca também fez sucesso no cinema. Além de protagonizar a franquia “Se meu Fusca falasse”, na pele do simpático Herbie, o besouro marcou presença em diversos outros filmes.

Começo essa coluna aqui no blog com um filme que, apesar de me dar medo (principalmente pela loucura do cara), eu adoro... Trata-se do clássico cult O ILUMINADO.


O filme “O Iluminado” (The Shining) é um terror psicológico produzido e dirigido por Stanley Kubrick, em 1980. Baseado no romance de mesmo nome de Stephen King, a obra conta a história de Jack Torrance, um escritor e alcoólatra em recuperação que vai trabalhar como zelador no isolado Hotel Overlook. Jack é casado com Wendy, e o filho do casal, Danny, tem a habilidade de ver o passado e o futuro, além dos fantasmas que habitam o hotel. Logo que chegam ao Overlook, a família acabou presa por uma grande tempestade de neve e as presenças sobrenaturais do local começam a influenciar negativamente Jack.


O fusca que faz sua aparição em O ILUMINADO é um sedan amarelo de 1973 que a família dirige da montanha até o hotel.



A tomada aérea que abre o filme acompanhando o fusca amarelo de Jack pela estrada em direção ao hotel, com uma aterradora música composta por Wendy Carlos e Rachel Elkind, Kubrik já quer nos passar estranheza e um certo senso difuso que o destino daquele automóvel não é bom. 

CURIOSIDADES

O filme é baseado no livro escrito por Stephen King, mas Kubrick inseriu muito de sua visão pessoal e mudou bastante a obra original, o que não agradou muito o autor. Um trecho que mostra claramente essa mudança é que o carro da família no livro é um fusca vermelho, e no filme é amarelo.


Porém, isso não quer dizer que o veículo original não tenha aparecido no filme: existe uma cena de acidente de trânsito na neve em que um caminhão atingiu em cheio um fusca vermelho. Essa seria uma mensagem do diretor ao autor original.



VEJA A FAMOSA CENA DE ABERTURA ONDE O FUSCA APARECE:


Saiba Mais sobre o filme aqui.

 

1 comentário

  1. Já fez uma postagem sobre o fusca da Emma de Bates Motel? ela tem um fusca laranja lindo!

    ResponderExcluir