Fusca de Cinema: FOOTLOOSE (1984)


Footloose, juntamente talvez com Flashdance, de um ano antes, é um marco pop dos anos 80, gostem ou não do filme. 

Um jovem (Kevin Bacon) da cidade grande se muda com sua mãe (Lee McCain) para o interior. Apaixonado por dançar, ele enfrenta sérios problemas quando o conservador reverendo local resolve considerar a dança como um grave pecado.

A primeira coisa que você pensa sobre Footloose é, provavelmente, a dança de Kevin Bacon e a luta para poder dançar e se divertir em uma cidade excessivamente rígida, mas o personagem de Bacon também conduz um Fusca 1972 amarelo.




A grande sacada do roteiro de Dean Pitchford, então estreante nessa categoria em produções cinematográficas, é contagiar o espectador com a música. Ele escreveu a maioria das canções e, entre uma e outra, costurou um roteiro objetivo e simples, baseado no batido conceito de “estranho em terra estranha” que funciona bem para seu propósito. 


Se um filme puder ser julgado por quanto tempo ele fica em sua cabeça após o término, então Footloose teria seu lugar reservado no panteão de grandes obras. A não ser que você tenha coração de pedra, é impossível não cantar junto ou, ao menos, estalar os dedos no ritmo (ou tentando) durante a projeção e por dias depois. 

Em 2011 foi lançado o remake de Footloose. Como o pôster já adiantava, o Fusca voltou com tudo e foi mantido na nova versão desse clássico dos anos 80.


Footloose – Ritmo Louco (Footloose, EUA – 1984)
Direção:
Herbert Ross
Roteiro: Dean Pitchford
Elenco: Kevin Bacon, Lori Singer, John Lithgow, Dianee Wiest, Chris Penn, Sarah Jessica Parker, John Laughlin, Elizabeth Gorcey, Frances Lee McCain. Jim Youngs, Douglas Dirkson
Duração: 107 min.

0 comentários