Fusca de Cinema: Os Donos da Rua - Boyz N the Hood (1991)

Os Donos da Rua completou 30 anos de seu lançamento em 2021, e esta é a oportunidade perfeita para celebrar esta importante obra cinematográfica, seja assistindo pela primeira vez ou a revisitando.

A estreia mundial da produção ocorreu no dia 13 de maio de 1991 no prestigiado Festival de Cannes, na França. Para quem não conhece, Os Donos da Rua possui grande relevância atrás das câmeras também, em seus bastidores, já que guarda no maior prêmio da sétima arte, o Oscar, dois recordes: um que jamais poderá ser quebrado e outro que até o dia de hoje, trinta anos depois, ainda não foi. Ambos dizem respeito ao diretor da obra, o saudoso John Singleton, falecido em 2019 aos 51 anos. Singleton foi o primeiro cineasta negro a ser indicado na categoria de direção nos prêmios da Academia, 63 anos após a criação da cerimônia. Singleton foi também o diretor mais jovem a ser indicado ao prêmio, na época com 24 anos.

Os Donos da Rua foi parte de um movimento que chegava para mostrar como o cinema deveria de fato ser utilizado para dar voz a uma minoria racial: através deles próprios.


O filme marcou a estreia no cinema de Ice Cube e Morris Chestnut. Embora a escolha de Ice Cube (Doughboy) no filme seja um conversível Impala dourado, Cuba Gooding Jr. (Tre) dirige um fusca conversível azul escuro de 1971. Veja as imagens (achei lindooooo)!


VEJA O FUSCÃO EM AÇÃO AQUI:


SINOPSE
Em 1984, no South Central, bairro de maioria negra de Los Angeles, Reva Devereaux (Angela Bassett), mãe de Tre Styles (Cuba Gooding Jr.), conclui que não tem condições de criar o filho rebelde, mas inteligente. Reva decide entregá-lo aos cuidados do pai, Furious Styles (Laurence Fishburne), que passa ao filho valores éticos e morais em uma região marcada pelo pobreza e violência. Após sete anos Tre faz dois grandes amigos: Ricky Baker (Morris Chestnut) e Doughboy (Ice Cube), mas cada um dos três tem objetivos bem distintos na vida.


CURIOSIDADE: A Hot Wheels produziu uma réplica do fusca usado no filme, está à venda no EBay por aproximadamente R$ 126,00, ficou interessado(a)? Vai lá ver: Hot Wheels VW Custom Boyz N the Hood.



0 comentários